Cabotagem: caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil

Cabotagem: caminho sustentável para o crescimento do transporte de cargas no Brasil

Cabotagem: Uma Solução Versátil, Econômica e Sustentável

A cabotagem, transporte marítimo ao longo da costa brasileira, é um modal essencial, embora ainda subaproveitado no Brasil. Com uma costa de 8 mil km, ela se destaca pela segurança, economia e sustentabilidade, sendo capaz de transportar uma ampla variedade de produtos, de alimentos a equipamentos industriais, atendendo empresas de diferentes portes e promovendo desenvolvimento econômico por meio de impostos e geração de empregos.

Apesar de o modal rodoviário dominar a matriz de transportes brasileira, ele apresenta desvantagens em médias e longas distâncias, aumentando custos e afetando a cadeia produtiva. A cabotagem complementa o transporte rodoviário ao substituir deslocamentos longos, permitindo que motoristas realizem trajetos mais curtos e frequentes, melhorando sua qualidade de vida. Além disso, ela é cerca de 15% mais econômica do que o transporte rodoviário, o que favorece sua adoção em economias desenvolvidas, como China, Japão e União Europeia, onde a cabotagem representa uma parcela significativa das matrizes de transporte. No Brasil, no entanto, esse modal corresponde a apenas 12%, enquanto o rodoviário domina com 61%.

Estudos apontam um enorme potencial não explorado no Brasil. De 63 mil km de rios navegáveis, apenas um terço é utilizado. Além disso, 21% das grandes indústrias planejam migrar para a cabotagem nos próximos anos, o que evidencia o crescente interesse por esse modal, não só para grandes volumes, mas também para cargas menores, como peças e materiais de construção, com a expansão do transporte de carga fracionada.

A cabotagem também apresenta benefícios ambientais significativos. Segundo estudo da USP, suas emissões de CO2 podem ser até 63% menores em comparação com o transporte rodoviário. Esse impacto positivo é ainda mais evidente em rotas específicas, como entre Manaus e São Paulo, onde a cabotagem porta-a-porta é 40% mais eficiente do que o modal rodo-fluvial, que combina transporte rodoviário e fluvial.

Com tamanho potencial, é crucial que avanços na infraestrutura e na legislação acompanhem a crescente demanda pela cabotagem, promovendo seu desenvolvimento e fortalecendo a economia brasileira. O futuro da logística no Brasil depende de uma matriz de transporte mais equilibrada, onde a cabotagem desempenha um papel central.

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